Livros sobre feminismo

Imagine-se sentado numa mesa redonda, tomando um chá, uma cerveja ou um café, conversando com 5 escritoras fantásticas, que tem conhecimento e propriedade quando escrevem sobre assuntos como: maternidade, relacionamentos abusivos, casamento, violência contra a mulher, relação de poder, igualdade salarial, abordando o sexismo sobre diversos ângulos na vida da mulher.

Acreditamos que é assim que você vai se sentir depois de ver esta pequena seleção de livros. São obras recentes que não só explicam o feminismo como dão a leitora a certeza de que não está só na luta por igualdade de gênero. Alguns destes podem ser encontrados para ler no Kindle unlimited, bom vamos as dicas, confira:

  • O segundo Sexo – Simone de Beauvoir

Por incrível que pareça, esta obra foi escrita em 1949, mas é considerada até hoje a “Bíblia do feminismo”, pois é atemporal e permanente. Trata de conceitos empregados por diversas linhas do feminismo.

Relata intensamente o “ser” mulher, avaliando sua condição política, psicológica, sexual e social. Segundo a visão da autora a mulher não é considerada como “autônoma” pela humanidade.

  • Teoria King Kong – Virginie Despentes

Também de autora francesa, é considerado um murro no estomago. A própria Virginie define a obra como um grito: de liberdade, de guerra e de dor.

Baseada na sua própria experiência particular (vítima da prostituição e de estupro), trata com muita acidez sobre a imagem da mulher e seu corpo. Campeão de vendagem na França, ganha também alto índice no Brasil.

  • Sobrevivi….Posso contar – Maria da Penha

Bem atual, este livro conta a história de uma corajosa mulher que acabou virando um ícone da luta das mulheres contra a violência. Seu nome foi dado a uma lei muito importante de número 11.340. A autora procura através da sua história transformar a vida de mulheres que sofrem com a violência doméstica, além de acalentar o sonho que um dia nenhuma mulher passe por esta situação.

  • O mito da Beleza: como as imagens de beleza são usados contra as mulheres – Naomi Wolf

Para Naomi, a beleza é o derradeiro muro que a mulher precisa derrubar para chegar a igualdade em todas os espaços. Através de dados estatísticos, a autora demonstra que o ritual da bela fêmea, prejudica as vitórias que o feminismo já atingiu.

  • Mulheres, raça e classe – Angela Davis

Publicado nos Estados Unidos em 1981 somente foi traduzido em 2016 para o português. A autora descreve as tensões do movimento sufragista. Ela afirma que sua intenção é derrubar muros e transforma-los em pontes.

Para saber mais sobre o assunto, é interessante ver as dicas deste vídeo também:

Author: Noberto

Pacifista que entende que a maioria dos problemas do mundo, inclusive guerras podem ser resolvidos dando oportunidade de educação de qualidade e acesso a informação a todas as pessoas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *