Dúvidas sobre Clareamento Dental

Antes de fazer um clareamento dental é comum que algumas dúvidas passem por sua cabeça. Pensando nisto, relacionamos algumas perguntas que são muito frequentes para te ajudar nesta questão.

Dentes bonitos fazem parte da nossa imagem, e faz bem à nossa auto estima ter aquele sorriso que chama atenção não é mesmo? Não é por acaso que o clareamento dental é um dos procedimentos odontológicos mais procurados atualmente.

Antes de começar a responder as dúvidas que você venha a ter, deve-se ressaltar que todo e qualquer método escolhido para clarear os dentes, não deve ser feito sem o conhecimento do seu dentista. Correto? Então vamos lá!

Quem pode fazer o clareamento dental?

Qualquer pessoa pode fazer o clareamento dental, desde que não se encaixe nos seguintes quesitos:

  • Se estiver grávida ou amamentando;
  • Se sofre algum tipo de doença que baixe a imunidade;
  • Se está passando por químio ou radioterapia;
  • Se tem menos de 15 anos de idade.

Não estando em nenhum destes quadros, basta fazer uma avaliação e iniciar o clareamento que o seu dentista indicar.

Clareamento dental deixa os dentes sensíveis?

Sim, durante o tempo do procedimento pode sim, o paciente passar por um período de sensibilidade. Cada paciente pode sentir a sensibilidade de uma maneira diferente, isso dependerá muito de cada pessoa e o problema poderá ser solucionado pelo próprio dentista, que poderá oferecer produtos específicos para controlar a hipersensibilidade dos dentes.

Ao terminar o tratamento, dentro de alguns dias, a sensibilidade passa. Embora muitos pensem o contrário, são poucos os casos de sensibilidade durante o clareamento dental.

Cremes dentais e fitas funcionam?

Estes são produtos que encontramos facilmente nas farmácias e até em supermercados e não podemos negar uma certa eficácia, mas apenas para a remoção de manchas externas e superficiais. Elas são abrasivas mas são diferentes de um gel que atua na parte interna dos dentes.

Com alguns produtos de mais qualidade vendidos na Internet os resultados são melhores, o White Dent funciona muito bem e até mesmo vários artistas estão usando, neste caso vale a pena comprar e testar também.

As fitas têm uma baixa concentração de Peróxido de Hidrogênio que é a base dos géis utilizados pelos dentistas. Mas as fitas devem ser muito bem colocadas para que funcionem corretamente. Do contrário, você pode fazer manchas nos dentes ou simplesmente gastar com um produto e não obter resultados satisfatórios.

Estes são produtos externos que ao usar e provocarem sensibilidade, se você faz por conta própria, pode não saber como lidar.

Efeitos colaterais existem?

É considerada como um efeito colateral, a sensibilidade que alguns pacientes podem desenvolver durante o clareamento dental. Isso pode ficar mais notável pelo paciente, ao lidar com as temperaturas, sendo mais forte a sensibilidade, ao comer coisas frias e principalmente geladas. O próprio dentista cuidará de passar uma solução para o problema.

Outro efeito é a irritação que pode acontecer nos lábios, gengivas e mucosas da boca, mas isso somente acontecerá se o paciente não seguir corretamente as dosagens prescritas do gel e usá-la em excesso.

É preciso trocar as restaurações dos dentes depois de clarear os dentes?

Não. Não é necessariamente obrigado a trocar as restaurações dos dentes, a menos que elas estejam em dentes visíveis estão com diferença de cor com relação aos dentes clareados. As restaurações não sofrem alteração de cor durante o clareamento e a troca é considerada apenas por estética.

Como funciona o clareamento dental?

O clareamento dental é feito à base da aplicação de um gel ácido feito de Peróxido de Hidrogênio. O Dente ao longo da vida vai pegando pigmentos em seus tecidos, são pigmentos que normalmente estão presentes nos alimentos que consumimos.

A aplicação do reagente químico penetra na estrutura dos dentes, quebrando estes pigmentos que refletem a luz diferente.

A aplicação de gel com concentração acima de 40% não deve ser feita fora do consultório e sem a presença de um profissional especializado, pois podem causar irritações na mucosa bucal. O dentista fará um isolamento dos dentes para fazer tal procedimento.

Quanto tempo dura o clareamento?

A média de duração do clareamento dental é de 3 ou 4 anos. Este tempo depende do paciente e dos cuidados que ele toma após o procedimento. Esse tempo pode variar de paciente para paciente.

Os cuidados com a boa higienização e algumas mudanças de hábito são importantes para que o clareamento dure mais. Do que estamos falando?

  • Evite o consumo de Bebidas alcoólicas;
  • Não fume;
  • Escove os dentes rapidamente após comer alimentos muito pigmentados como a beterraba o café e alguns chás.

Atenção! Após o consumo de alimentos ácidos, espere pelo menos 30 minutos para então escovar os dentes!

Author: Noberto

Pacifista que entende que a maioria dos problemas do mundo, inclusive guerras podem ser resolvidos dando oportunidade de educação de qualidade e acesso a informação a todas as pessoas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *